pandemia

Paciente com coronavírus em Santiago está curado

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Secretaria de Saúde de Santiago (divulgação)
Centro de Triagem Covid-19 para atendimento de pessoas com sintomas em Santiago 

O primeiro, e único até o momento, caso confirmado de coronavírus em Santiago, deu alta na manhã desta quinta-feira e é considerado curado pelos médicos. Leonardo Machado Pereira, 29 anos, teve sintomas leves e procurou atendimento médico após voltar de São Paulo. O jovem ficou em isolamento domiciliar, assim como a família.

A alta do paciente foi dada pelo médico Evandro Fonseca após avaliação na tarde da última terça-feira. De acordo com Fonseca, o jovem obedeceu o período de quarentena e não apresenta mais sintomas. Quem teve contato com Leonardo também recebeu alta do monitoramento. 

Confirmado o primeiro caso de coronavírus em São Gabriel

Conforme Leonardo, que contou sobre a doença em um vídeo veiculado no Facebook da prefeitura de Santiago, é um momento de alegria, em que ele venceu um momento difícil, repeitando todas as orientações que recebeu dos profissionais de saúde e da secretaria de Saúde do município. 

Leonardo explica que durante o período de quarentena ele não teve contato com nenhum familiar, ficava apenas no quarto e ia ao banheiro. Ele fala da importância de as pessoas se cuidarem e levarem a sério tudo o que está acontecendo:

- Inicialmente as pessoas tem que seguir o isolamento social, mantenham também a higienização, sempre lavem bem as mãos, e que saiam de casa, realmente, só quem precisa, mas sempre com cuidado. 

Rio Grande do Sul deve contar com R$ 374 milhões para combater o coronavírus

Segundo o secretário de Saúde, Éldrio Machado, todos os cidadãos de Santiago devem fazer sua parte para ajudar a prevenir a disseminação do vírus. Machado ainda explica que Leonardo e seus contactantes receberam alto do monitoramento, mas devem continuar com a quarentena que é uma das principais orientações dos órgãos de saúde. 

Até a tarde desta quinta-feira, Santiago tem 10 casos descartados de coronavírus, um curado e um suspeito. O caso suspeito é uma profissional de saúde - enfermeira - que procurou atendimento na última quarta-feira com sintomas de Covid-19. O exame foi coletado e enviado para o Lacen/RS na manhã desta quinta. 

UFSM recebe 13 bolsas para estudos de combate ao coronavírus

DOAÇÃO DE ALIMENTOS
No próximo sábado o município estará fazendo um drive-thru solidário para arrecadar alimentos ou materiais de higiene e limpeza. As doações serão repassadas à campanha 'Quilos de Solidariedade' que distribuirá os donativos para famílias em situação de vulnerabilidade. 

O drive-thru que foi pensado em receber as doações sem as pessoas precisarem sair dos carros, vai acontecer junto da sinaleira na esquina entre as ruas Pinheiro Machado e Tito Beccon, das 9h às 13h. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Vai ter de haver flexibilização aos poucos, não pode ser muito rápido', diz Jane Costa

Sobe para 299 mortes por coronavírus no Brasil Próximo

Sobe para 299 mortes por coronavírus no Brasil

Saúde